Histórico

Campus Ouro Preto oferece o primeiro curso de  Especialização em Educação Matemática do IFMG

O IFMG, atualmente, conta com uma equipe considerável de pesquisadores em Educação Matemática no corpo docente . Com a intenção de aproveitar este potencial, professores da área de Matemática do Campus Ouro Preto propuseram a abertura do curso de Pós-Graduação latu-sensu em Educação Matemática. O Programa, recentemente aprovado, iniciará suas atividades com a primeira turma em outubro próximo.

O curso tem por objetivo contribuir para a formação matemática e pedagógica de professores de Matemática da educação básica, por meio de discussões sobre teoria e prática visando formar professores com potencial para pesquisar e refletir sobre sua própria prática docente. Pretende-se também, trocar experiências entre os professores do IFMG e demais professores de matemática da região em relação a novas propostas pedagógicas.

Serão 420 horas de curso entre aulas presenciais e elaboração do trabalho de conclusão. Durante o curso, os alunos, professores e convidados terão oportunidade de discutir e pesquisar sobre os mais diversos temas em Educação Matemática a fim de propiciar ao especialista habilidades e competências necessárias para um bom desempenho como professor. Essa formação propiciará ao egresso domínio de conteúdos matemáticos, das novas metodologias de ensino propostas nas pesquisas em Educação Matemática, além de desenvolver competências para prosseguir nessa área.

Além dos professores de matemática, o curso contará com a colaboração de docentes de outras áreas do campus e de educadores matemáticos dos campi de Ouro Branco, Governador Valadares, Betim, Itabirito, Ipatinga, Congonhas, São João Evangelista e Formiga que participarão como orientadores e palestrantes. Ainda haverá  colaboração de professores do programa de Mestrado Profissional em Educação Matemática da UFOP .